Jardim Sensorial
Nossa percepção do mundo e do que ocorre à nossa volta acontece a partir dos 5 sentidos. Não temos ideia de quão diversos são esses sentidos. A interação sensorial, quando estimulada, conecta-nos a lembranças do passado, provocando em nós sentimentos de alegria ou de angústia, ou até mesmo uma saudade imensa de um tempo que nos marcou de alguma forma. Ao mesmo tempo, pode nos trazer sensações reais de prazer, incômodas ou até mesmo de calma, transportando-nos para experiências intensas. A proposta desse jardim sensorial, diferente de um jardim tradicional é oferecer uma experiência mais rica e terapêutica aos seus frequentadores. O projeto foi solicitado pela Prefeitura de Guarulhos- SP. Foi sugerido um espaço dentro do Parque Municipal Bosque Maia, numa área de 27,40 x 27,40 metros, totalizando 750 m². O espaço foi dividido em 5 partes, cada uma delas tratando-se de cada um dos 5 sentidos. Em todo o jardim foram utilizados materiais sustentáveis.
- VISÃO: partindo-se do centro, que foi marcado por um grande portal, onde através dele o sentido da visão é estimulado ao nos convidar a um olhar de 360 graus. É uma visão ampla e livre, ao mesmo tempo protegida por um pergolado onde as flores coloridas se apoiam e onde a beleza de duas palmeiras pode ser apreciada. Os detalhes nos convidam a olhar para o alto, para a altura dos olhos e para as cores das flores rasteiras. um olhar de alto a baixo na vertical e de um ângulo de 360 graus girando na horizontal. Tudo isso, partindo de um centro marcado por um lindo canteiro formado por troncos secos de árvore com plantas suculentas, protegidas pela sombra e banhadas de sol, numa dança de luz e sombras, variando durante todo o dia.
2. TATO: esta área oferece, desde o piso, onde as pessoas podem caminhar descalças e provar diversas sensações, como madeira, areia, pedriscos pequenos, água, além de poder tocar folhagens e flores com diferentes texturas (aveludadas, lisas, ásperas, rugosas…).
3. OLFATO: foi desenhado um jardim com plantas que possuem aromas variados, sentidos ao se aproximar de cada uma delas. Essas plantas foram dispostas numa grande floreira feita a partir de pneus velhos e coloridos, reutilizados para esse fim. As pessoas podem se aproximar pelo passeio que contorna o jardim ou simplesmente pelo lado de dentro pisando sobre pedriscos que nos dão uma sensação bucólica de contato com o jardim. Também foram dispostas algumas árvores e arbustos aromáticos cuja floração ocorre em todas as estações do ano, revezando-se entre uma espécie e outra
4. PALADAR: algumas espécies que nos evocam lembranças do passado, como pés de pitanga e acerola estão presentes, além de uma floreira charmosa feita num carrinho de mão colorido com mudas de morango e uma outra floreira feita de madeira de eucalipto, para ser observada em todo o seu redor, contendo ervas comestíveis.
5. AUDIÇÃO: ao nos aproximarmos deste espaço, já vamos ouvindo o som dos sinos de vento gigantes numa estrutura de ferro tubular, cujo som é provocado tanto pelo vento quanto pelas pessoas (e nessa hora, todos nós voltamos a ser crianças…). Foram dispostos alguns bancos, que permitem aos pais observar seus filhos se divertirem com os sons e experimentar toda a calma que o lugar oferece. Mais adiante, situa-se uma fonte de água com seu som reconfortante e convidativo, à sombra de árvores frutíferas de grande porte, visitada por pássaros com seus cantos, pios, trilados e o zumbido dos insetos…
Sem dúvida, um ótimo motivo para caminhar, apreciar a natureza e descansar…